Por entre flores…

 

Há algumas semanas atrás escrevi sobre a aranha-napoleão Synema globosum. Hoje vou escrever sobre uma outra espécie de aranha que tem algo em comum com a última (aranha-napoleão), pois ambas são aranhas florícolas.

Tenho fotografado nos últimos dias a aranha-das-urzes Thomisus onustus, tem um forma bastante peculiar, ora reparem no abdómen: é de forma triangular com os cantos superiores em bico o que lhes dá um aspecto muito peculiar e as suas cores podem variar.

Podemos encontrar fêmeas com cores alaranjadas, brancas, rosas ou amareladas, o abdómen destas pode chegar aos 8mm, já os machos são mais pequenos não ultrapassando os 3mm, além disso, a sua paleta de cores não é tão extensa como a das fêmeas, ficando-se por uma cor laranja acastanhado.

Tal como a aranha-napoleão o seu local predilecto de caça é nas flores, caçando de emboscada, ficam imóveis à espera que um polinizador (abelhas, besouros, borboletas) mais distraído se aproxime o suficiente aplicando-lhe assim o seu poderoso veneno, mas não se assustem que apenas é poderoso para as presas habituais não para os humanos.

A aranha-das-urzes tem uma particularidade, dentro da paleta de cores que possui, pode adaptar-se ao tipo de flor da planta onde caça, isto é, aos poucos a cor vai-se alterando para melhor se camuflar para as suas impiedosas caçadas.

É também conhecida por aranha-caranguejo devido ao primeiro par de patas serem maiores que as restantes, e pela capacidade de andar de lado como os caranguejos, ou ainda como aranha-florícola-de-tubérculos.

Para os curiosos que queiram ler o artigo acerca da aranha-napoleão, vejam neste link:

https://respiranatureza13.wordpress.com/2017/04/23/emboscada-perfeita/

A natureza é bela, Abraço!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.